quarta-feira, 28 de março de 2012

MORRE UM FILÓSOFO - MILLÔR FERNANDES



O Brasil perde um de seus principais nomes da intelectualidade contemporânea, Millôr Fernandes. Desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro. Multifacetado, obteve sucesso de crítica e de público em todas os gêneros em que se aventurou, como em seus trabalhos de ilustração, tradução e dramaturgia, sendo várias vezes premiado. Dono de vastas obras literárias, deixa uma imensa lacuna no mundo literário com sua morte.


Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito.
Millôr Fernandes
De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência.
Certas coisas só são amargas se a gente as engole.
Sim, do mundo nada se leva. Mas é formidável ter uma porção de coisas a que dizer adeus.

quinta-feira, 22 de março de 2012

CIEP 310 E CERGS - RIMANDO E APRENDENDO COM A SOCIOLOGIA - TEMA CULTURA



ACULTURAÇÃO

Tentaram me escravizar, disse não
Impuseram-me uma religião, disse não
Por não aceitar, acabei provocando o genocídio de minha população
Hoje, poucos índios restam do processo de aculturação

Com os negros o processo foi diferente
Não os consideravam como gente
Escravizaram-me e hoje,um pouco mais a frente
Criaram cotas como se fôssemos menos inteligente

Já os portugueses, do alto de seu pedestal
Se lançam ao mar corajosos acima do bem e do mal
Prevalecendo o saber e a tecnologia
Impondo sua cultura que faz parte de nosso dia a dia

Herdando traços de cada cultura
Foi moldado um Brasil diferente
Com etnias de grande desenvoltura
Resultando uma identidade pulgente

 
CONTRACULTURA

Surgimos de um movimento literário
Contra o sistema e sua estrutura
Criando um modo de vida libertário
Somos os hippies, o movimento de contracultura


SUBCULTURA

Migramos e em nossas malas vieram nossa cultura
Preservando os costumes de nossa terra natal
Sou o movimento de subcultura
Que se difere da cultura nacional


ETNOCENTRISMO

Ao te analisar, vejo você com certa superioridade
Resultado de um juízo excêntrico
Que Hitler transformou em calamidade
Quando pelos judeus nutriu um olhar etnocêntrico
 

quarta-feira, 21 de março de 2012

CERGS E CIEP 310 - 3º ANO - RIMANDO E APRENDENDO COM A FILOSOFIA

Rimando e aprendendo - A beleza entre os Gregos



Vamos falar da beleza entre os Gregos
O belo com função moral, social e política
Construindo uma sociedade mais crítica

Falar do belo e sua função utilitária
É com Sócrates e sua estética funcional
Se for útil, tudo bem é belo
Caso contrário, a arte se torna banal

E quem fala sobre uma beleza ideal?
Que é perfeita, imutável e atemporal
Esta beleza se encontra em outra dimensão
Pré-concebida na teoria de Platão

Agora, falo do belo em outro lugar
Vou sair do mundo ideal e partir para realidade
Aristóteles vai buscar na tragédia
A purificação da humanidade

O efeito catarse nos traz a purificação
É a obra de arte despertando a emoção
Pois nela a imitação das ações humanas
É a causa das lágrimas que tu derramas.

terça-feira, 20 de março de 2012

CERGS E CIEP 310 - 3º ANO - ATIVIDADE SOBRE O FILME "O POVO BRASILEIRO" DE DARCY RIBEIRO



ATIVIDADE (EXERCÍCIOS) SOBRE O FILME “O POVO BRASILEIRO” DE DARCY RIBEIRO.

ENREDO:  A FORMAÇÃO DA INDENTIDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO ENCONTRO DE MATRIZES CULTURAIS DIFERENTES (INDÍGENA, AFRICANA E PORTUGUESA)

1 – QUE RELAÇÕES PODEM SER ESTABELECIDAS ENTRE O ENREDO DO FILME E OS CONCEITOS ESTUDADOS SOBRE CULTURA EM SALA DE AULA?

RESP:  COMO O ENREDO TRATA DA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO BRASIL, O FILME DEIXA BEM CLARO ESTE PROCESSO, MOSTRANDO ATRAVÉS DAS  CARACTERÍSTICAS  DOS GRUPOS CULTURAIS, COMO ELES CONTRIBUIRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE. 

2 – HÁ REFERÊNCIAS NO FILME, À NOÇÃO DE CULTURA? SOB QUE FORMA ELAS SE MANIFESTAM NO FILME?

RESP:  SIM, ELA ESTÁ PRESENTE NO FILME. ELA É REPRESENTADA NO FILME QUANDO IDENTIFICAMOS AS PARTICULARIDADES DE DETERMINADOS GRUPOS CULTURAIS ATRAVÉS DAS SUAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS, SUAS TRADIÇÕES, SEUS COSTUMES, SUAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, SUAS ATIVIDADES PRODUTIVAS, ETC.  PORTANTO, TUDO QUE ESTÁ RELACIONADO A VIDA DE UM DETERMINADO GRUPO CULTURAL É A CULTURA DAQUELE GRUPO.

3 – HÁ REFERÊNCIAS À QUESTÃO DA ALCULTURAÇÃO? DE QUE FORMA O FILME ABORDA ESTA QUESTÃO?

RESP:  SIM, O FILME ABORDA ESTE ASPECTO. O PRÓPRIO ENREDO DO FILME QUE É A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA OU A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, QUE FOI , RESULTADO DO ENCONTRO DE TRES MATRIZES DIFERENTES E COMO ELAS INFLUENCIARAM UMA A OUTRA, DEIXA BEM CLARO QUE ESTE PROCESSO FOI FRUTO DA ACULTURAÇÃO.

4 – REALACIONE A AFIRMAÇÃO “AQUELE PASSEIO FOI UM VERDADEIRO PROGRAMA DE ÍNDIO”, COM O QUE VOCE  ENTENDE POR ETNOCENTRISMO.

RESP:  A AFIRMAÇÃO POSSUI UM FORTE TEOR ETNOCÊNTRICO, POIS AO FAZER REFERÊNCIA AO  “PROGRAMA DE ÍNDIO”, FICA SUBENTENDIDO QUE ESTE PASSEIO NÃO FOI NADA BOM. PORTANTO, EXISTE NESTA AFIRMAÇÃO UMA POSIÇÃO NEGATIVA E DEPRECIATIVA  AO CARACTERIZAR A CULTURA INDÍGENA COLOCANDO-A EM POSIÇÃO DE INFERIORIDADE EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS.

5 – IDENTIFIQUE ELEMENTOS  MATERIAIS  E  IMATERIAIS  DA CULTURA AFRICANA, INDÍGENA E PORTUGUESA, NO FILME O “POVO BRASILEIRO”.                                                                                                                                                                                                                     RESP: INDÍGENA:MATERIAL - AS OCAS, COCAR E ARCO E FLECHA 
IMATERIAL - RITUAL DE ANTROPOFAGIA                                                                                        
AFRICANA: MATERIAL - INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA SEUS RITUAIS. ROUPAS COLORIDAS, COLARES
IMATERIAL - PRÁTICAS RELIGIOSAS (UMBANDA), CAPOEIRA

PORTUGUESA: MATERIAL - ARQUITETURA TÍPICA PORTUGUESA, SUAS EMBARCAÇÕES (CARAVELAS), ROUPAS UTILIZADAS NO RITUAL DO ESPÍRITO SANTO
IMATERIAL - REILIGIÃO CATÓLICA 

6 – DAS CULTURAS QUE DERAM ORIGEM A IDENTIDADE NACIONAL, QUAL DELAS FOI A MAIS PREJUDICADA? JUSTIFIQUE.

RESP: A CULTURA  MAIS AFETADA  FOI  A INDÍGENA. UM DOS MOTIVOS FOI A TENTATIVA DE ESCRAVIZAR UM ETNIA QUE SEMPRE VIVEU EM LIBERDADE. NÃO OBTENDO ÊXITO NESTE PROCESSO TENTARAM EVANGELIZÁ-LOS, MAIS UMA VEZ A TENTATIVA FOI FALHA, DAÍ ENTÃO, COMEÇARAM A DIZIMAR A POPULAÇÃO INDÍGENA DE NOSSO PAÍS. HOJE,  A POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL  CHEGA A APROXIMADAMENTE 3% DO TOTAL DE NOSSA POPULAÇÃO.
 
                                                                                                                                    

segunda-feira, 19 de março de 2012

CERGS E CIEP 310 - 3 º ANO - QUESTÃO SOBRE MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA



1 - Com relação ao Movimento Hippie, que nasceu nos  Estados Unidos e  que teve grande projeção na década de 1960, assinale o que for correto.             

01) O Festival  de Woodstock, realizado   em 1969, configura-se  em  um  dos momentos de maior destaque dentro do Movimento Hippie.
02) Os militantes do Movimento  Hippie combatiam, sob todos  os aspectos, o uso de drogas e sua disseminação na sociedade norte-americana.
04) O combate à segregação racial e a constante ação militar norte-americana contra   países   do   terceiro   mundo   foram   bandeiras   encampadas  pelos integrantes do Movimento Hippie.
08) A   expressão  "Faça Amor, Não Faça a Guerra" se  constituiu  em  uma das palavras de ordem do Movimento Hippie.
16) A luta contra as injustiças e desigualdades da sociedade norte-americana constituíram-se em motivos para o aparecimento do Movimento Hippie.

RESPOSTA: 01+04+08+16=29  SOMA DAS ALTERNATIVAS CORRETAS =29

 2 - Nas sociedades contemporâneas, encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles. Por exemplo, na década de 1950, os Estados Unidos conheceram a beat Generation (geração beat), que contestava o otimismo consumista do pós-guerra norte americano, a ingenuidade que os filmes de Hollywood apregoavam, o anticomunismo generalizado e a falta de um pensamento crítico. Esse movimento foi chamado de:
a) Marginalidade cultural.
b) Contracultura.
c) Retardamento cultural.
d) Padrão cultural.
e) Subcultura. 

RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
O movimento de contracultura que iniciou-se com a geração beat, mais tarde ficou conhecido com "Hippie". Tiveram grande influência entre as décadas de 50,60 e início de 70, a partir daí, o movimento perdeu sua força. Mas até hoje podemos identificar algumas influências deste movimento na moda, música e em alguns aspectos ideológicos onde se defende o meio ambiente, o fim das guerras e uma sociedade mais igualitária.

sexta-feira, 16 de março de 2012

CIEP 310 E CERGS - ASSUNTO TESTE DE SOCIOLOGIA - TROCAS CULTURAIS E CULTURAS HÍBRIDAS


CULTURA HÍBRIDA



 O termo “Culturas Híbridas” pode ser definido como um rompimento entre as barreiras que separa o que é tradicional e o que é moderno, entre o culto, o popular e o massivo. Em outras palavras, culturas híbridas consiste na miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno.
Baseado neste conceito é correto afirmar que, no mundo atual vivemos rodeado por tecnologias de informação e que a todo momento somos invadidos por situações e informações dos mais diversos lugares do globo terrestre, estabelecendo relações culturais. As pessoas passaram a ter contato com situações e culturas diferentes. As trocas culturais efetivadas a partir de então ampliaram as referências para avaliar o passado, o presente e o futuro. O mundo não era mais apenas o local em que um grupo vivia. Tornou-se muito mais amplo, assim como as possibilidades culturais. A cultura nacional passou a ter determinada constituição e os valores e bens culturais de vários povos ou países cruzaram-se, com a consequente ampliação das influências recíprocas.
Estas trocas culturais, atualmente são intensas. E os contatos individuais e sociais passaram a não ter um, mas múltiplos pontos de origem. Elementos de culturas antes pouco conhecidas aparecem com força em muitos lugares, ao mesmo tempo. As expressões culturais do países centrais, como Estados Unidos e algumas nações da Europa, proliferaram em todo mundo.
As culturas de países distantes ou próximos se mesclam a essas expressões, construindo culturas híbridas que não podem ser mais caracterizadas como de um país, mas como parte de uma imensa cultura mundial.
Portanto, fica o questionamento, até que ponto é possível afirmar que há uma cultura "pura"?

quarta-feira, 14 de março de 2012

HERÁCLITO DE ÈFESO E GUIMARÃES ROSA CITADOS EM NOVELA DA GLOBO "A VIDA DA GENTE"


Último capítulo da novela "A VIDA DA GENTE" (Rede Globo). O personagem Lourenço, Professor de Literatura, durante a aula, faz a seguinte explanação:

"Ninguém entra num mesmo rio pela segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.
Foi um filósofo grego que viveu no século V a.C., Heráclito de Éfeso que fez essa formulação que até hoje nos fascina: o fluxo eterno das coisas; é a própria essência do mundo - apontou Heráclito. E, se ainda hoje ficamos espantados com isso é porque nos apegamos teimosamente ao que já passou, esperando, no fundo, que tudo permaneça igual.
Então, é necessário um filósofo da Antiguidade ou um escritor contemporâneo para nos fazer entender que nada é permanente, a não ser a mudança.
Olha só, eu separei aqui um trecho do "Grande Sertão", onde Guimarães Rosa fala um pouco sobre isso. Olha só que beleza: "O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando - afinam ou desafinam, - verdade maior é o que a vida me ensinou".
Não é incrível? O filósofo flagra a fluidez e o escritor se maravilha com isso: "É o mais bonito da vida", diz Guimarães Rosa. É uma celebração do movimento, não é um lamento.
O tempo não para e isso é belo. Então, na semana que vem nós nos encontraremos aqui e eu serei outro e vocês também."
 
Em um outro momento, Dona Iná (a avó que todos gostariam e deveriam, por direito, ter), fez um brinde e proferiu a seguinte frase:

"Muda o amor, mudam as pessoas, muda a família, só o tempo permanece do mesmo modo... sempre passando!".



Com certeza esta novela provocou em seus telespectadores o efeito no qual Aristóteles denominou de "CATARSE", ou seja, muitas pessoas puderam se ver nos personagens da novela. Este é o efeito; onde a trama da novela dramatiza situações que fazem parte de nossa vida causando o que Aristóteles denominou de purificação dos sentimentos e das emoções transformando-nos em pessoas melhores. Esta foi uma novela com temática filosófica, uma novela que nos leva a reflexão e a um reposicionamento diante do que a vida nos oferece.

terça-feira, 13 de março de 2012

CIEP 310 E CERGS - 3º ANO - EXERCÍCIOS SOBRE ESTÉTICA E ARTE



ESTÉTICA E ARTE - EXERCÍCIOS E RESPOSTAS

1 - Estética é a parte da Filosofia que procura investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é:
a) A ênfase no fator utilidade, aplicação;
b) O produto de condicionamentos históricos ou ideológicos;
c) A ênfase no fator beleza;
d) A percepção social pelo público;
e) A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana.

RESPOSTA - Alternativa (e)
Justificativa:
Considerando que a pergunta trata da arte como a capacidade de expressar sentimentos humanos, lógico a alternativa que melhor expressa seu valor essencial é que destaca a capacidade de transmissão do artista de expor em suas obras os sentimentos da natureza humana.

2 - Platão era um idealista?
a) Sim, um dos pais do idealismo.
b) Não, sua filosofia era concreta e pura.
c) Não, Platão era contra o idealismo.

RESPOSTA - Alternativa (a)
Justificativa:
A teoria das ideias é provavelmente a pioneira nas concepções filosóficas idealistas. Onde está o ser para Platão? Está além do mundo, da realidade. Os objetos, as coisas, são percepcionados pelos nossos sentidos, mas são cópia imperfeitas das ideias puras. A realidade verdadeira, para o filósofo, está no mundo das ideias, e o acesso acontece somente pela razão.

3 - Para Aristóteles a influência da tragédia, na arte, sobre as pessoas era praticamente nenhuma?
a) Praticamente nehuma.
b) Não, ele reconhecia a influência forte.

RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
Ele se ocupou do assunto e estudou os efeitos. Foi assim que elaborou o conceito de cathársis (purificação das paixões)


4 - Aristóteles menosprezou a imitação que existe na arte?
a) Sim, pois denominou isso como lixo.
b) Não. Inclusive pensou que isso seria uma recriação da vida.
c) O filósofo nunca tratou deste assunto.

RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
Por suas considerações em torno da poesia, mostrou o quanto a imitação (mimesis) é importante. Para ele, uma recriação da vida: a tragédia imita a vida.

5 - Aristóteles distinguiu as artes úteis das artes de imitação?
a) Não, pois para ele eram a mesma coisa.
b) Sim, pois admitia as diferenças e procurou mostrar quais eram.

RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
As artes da imitação mostram o dinamismo criador do homem. Este completa a obra da natureza. O homem assimila pela ideia o que está na natureza, aquilo que apenas se anuncia de modo latente.

6 - "GOSTO NÃO SE DISCUTE." O que você acha que opinariam sobre essa máxima uma pessoa que sustente uma posição idealista e outra que defende uma concepção empirista a respeito de beleza? Estariam de acordo com a frase? Por quê?
RESPOSTA:
Tanto os idealistas como os empiristas estariam em desacordo. O idealista diria que "gosto se discute, sim" , pois concebe que a beleza é algo que existe em si mesmo, como ideia: a ideia de beleza que trazemos guardada em nossa alma, conforme entendia Platão. Para o empirista, porém, o conceito de beleza se formaria pela experiência concreta, sensível de cada um. Então, o empirista tenderia a considerar, como fez Hume, que gosto é formado em grande parte pela cultura em que vive cada pessoa, sendo, portanto, subjetivo.

7 - Baseando-se o conceito de Susanne Langer, identifique o que faltaria às realizações técnicas para serem consideradas realizações artísticas. Justifique.
RESPOSTA:
Faltaria a pretensão de expressar o sentimento ou a experiência interior do artista, já que as realizações técnicas têm como função principal a utilidade. São obras úteis, sem preocupações expressivas, muito embora possam ser belas.

8 - Comente esta afirmação de Lukãcs: "O artista vive em sociedade e - queira ou não - existe uma influência recíproca entre ele e a sociedade."
RESPOSTA:
A frase reflete a ideia de que a arte é um fenômeno social, no sentido de que o artista, como ser histórico, é afetado por seu meio e, por intermédio da obra de arte, se manifesta sua maneira de sentir o mundo em que vive, as alegrias e as angústias, os problemas e as esperanças de seu momento histórico.

9 - Dos filósofos citados abaixo, qual deles vai associar o belo ao útil?
a) David Hume
b) Platão
c) Susanne Langer
d) Aristóteles
e) Sócrates

RESPOSTA - Alternativa (e)
Justificativa:
É Sócrates que inaugura um tipo de estética funcional e utilitária onde, um objeto só é belo quando se adapta e cumpre a sua função.

10 - Por que, tradicionalmente, a estética está ligada à questão do belo?
a) Porque o uso da palavra estética, seja no cotidiano, seja em filosofia da arte, desde a Grécia Antiga, implica um único valor: a beleza.
b) Devido a utilização da palavra estética nas clínicas que cuidam da beleza.
c) Devido a relação da Estética com funções morais, sociais e políticas.
d) Porque o uso da palavra Estética originária da Grécia significa"belus".

RESPOSTA - Alternativa (a)
Justificativa:
Porque desde a Grécia Antiga  o termo Estética sempre significou um campo filosófico que se preocupa com a questão da beleza.

11 - Explique o efeito da Catarse na arte.
RESPOSTA:
O efeito da Catarse se encontra em Aristóteles. Ele afirmava que ao visualizar uma obra de arte ela causaria uma purificação dos sentimentos ruins. Podemos afirmar a existência de uma função moral e social na arte a partir do momento em que ela purifica nossas emoções.



segunda-feira, 5 de março de 2012

CIDADANIA - CERGS TURMAS 2001 E 2002.



CIDADANIA 
Breve origem etimológica
Civitas (gregos)
 A pólis grega era uma cidade-Estado fortificada para resistir ao inimigo de guerra. Era preciso uma grande solidariedade e a constituição de um corpo político entre os habitantes da pólis
Para Aristóteles, um dos principais filósofos gregos, cidadão era quem podia escolher representantes nas assembléias, julgar e exercer funções ou cargos públicos. As crianças, as mulheres, os escravos e os metecos não eram considerados cidadãos.
O que é Cidadania?
Cidadãos são os portadores de direitos, portanto, TODOS (teoricamente)
Cidadania e Direitos Humanos: realização de uma sociedade compartilhada por todos, garantindo o acesso universal ao espaço público e à dignidade
Cidadão é quem pertence à sociedade (todos pertencem à sociedade?) ; Cidadão -> Cidade : Cidadão é quem faz parte da cidade
A condição humana básica (o direito a ter direitos) “significa pertencer, pelo vínculo da cidadania, a algum tipo de comunidade juridicamente organizada e viver numa estrutura onde se é julgado por ações e opiniões”
Liberdade + Igualdade = CIDADANIA (Rousseau)
 Não basta ser cidadão apenas formalmente
 A sociedade democrática (repleta de diferenças e desigualdades) precisam ter valores comuns, para haver identidade entre os diferentes grupos de uma mesma sociedade
 

Considerações sobre a Cidadania no Brasil
Direitos Civis – Direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a Lei...
Direitos Políticos – Direito de participar politicamente da sociedade, votando e sendo votado, participando de partidos políticos, associações,...
Direitos Sociais – Participação da sociedade no governo; divisão da riqueza pública: direito à saúde, educação, aposentadoria...
Na Inglaterra, surgem os direitos civis (XVIII), depois os direitos políticos (XIX) e, por fim, os direitos sociais (XX). A educação popular foi a condição primordial para a construção da cidadania
Considerações sobre a Cidadania no Brasil
Cidadania no Brasil-Colônia (1500-1822)

Dizimização dos índios
Não havia poder público no Brasil
Portugal não permitia a criação de universidades em suas colônias, diferentemente da Espanha
A população ficou excluída dos direitos civis e políticos e sem a existência de um sentido de nacionalidade
Os portugueses deixaram um país com unidade territorial, lingüística, cultural e religiosa, mas uma população analfabeta, uma sociedade escravocrata, uma economia monocultora e latifundiária
Considerações sobre a Cidadania no Brasil
Cidadania no Brasil-Império (1822-1889)

A Independência do Brasil foi pacífica, foi uma Independência negociada entre as elites (o povo não lutou pela independência)
A notícia da Independência só chegou depois de três meses nas capitais das províncias mais distantes
Na época da Independência, numa população de cerca de 5 milhões, incluindo 800 mil índios havia mais de 1 milhão de escravos
Na época da Independência, numa população de cerca de 5 milhões, incluindo 800 mil índios havia mais de 1 milhão de escravos13% da população adulta masculina votou – excluindo os escravos
De 1822 a 1930 houve eleições ininterruptas, embora elas fossem bastante fraudulentas – cabresto
Guerra do Paraguai: surge o sentimento de nação no Brasil
Considerações sobre a Cidadania no Brasil
 Cidadania na República Velha (1889-1930)
“O Povo Assistiu Bestializado a proclamação da república”, julgou tratar-se de uma "parada militar"
De 1890 – 1930: política dos coronéis – elites locais – Política café com leite (SP – MG) – eleições fraudulentas
O Brasil foi o último país ocidental de tradição cristã a libertar os escravos
Direitos civis só na lei
Não havia justiça, poder verdadeiramente público ou mesmo cidadãos civis. Assim, também não poderia haver cidadãos políticos. Mesmo que lhes fosse permitido votar, eles não teriam as condições necessárias para o exercício independente do direito político
Grande propriedade: coronelismo e monocultura de exportação (cana, algodão, café)
Entre 1881 e 1925: “O Brasil não tem povo” Louis Couty
Considerações sobre a Cidadania no Brasil
Cidadania no Brasil-pós 1930

Já na década de 1920 inicia-se o processo de industrialização do Brasil, trazendo muitos imigrantes que vinham para trabalhas nas indústrias – mov. operário
Em 1920, em 30 milhões de habitantes, apenas 24% sabiam ler e escrever
até 1930 não havia povo organizado politicamente nem sentimento nacional consolidado
“Cidadão em negativo”
A partir de 1930, houve aceleração das mudanças sociais e políticas, a história começou a andar mais rápido
Considerações sobre a Cidadania no Brasil
Cidadania no Brasil-pós 1930

O período 1930-1945 é marcado pela conquista de muito direitos civis (principalmente trabalhistas – Vargas)
1937 – 1945: regime ditatorial civil
1945 -1964 – período democrático: populismo, nacionalismo – Direitos Políticos
Considerações sobre a Cidadania no Brasil
Cidadania no Brasil da Ditadura (1964-1984)

Direitos Civis e Políticos restringidos pela violência
Bipartidarismo
Atos Institucionais – Cassação dos direitos políticos,
 
 De acordo com Marshall, os direitos deveriam ser conquistados na seguinte ordem
DIREITOS SOCIAIS, DIREITOS POLÍTICOS E DIREITOS CIVIS.

No Brasil, a pirâmide dos direitos sociais se inverteram.
DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS E DIREITOS SOCIAIS.
Não há um “caminho certo” para construir a cidadania, contudo, cada caminho afeta o tipo de cidadão e de democracia que a que se chegará.
 
Conseqüências da pirâmide “INVERTIDA”
Excessiva valorização do poder Executivo (pois foi esse o poder que “deu” os direitos sociais)
Busca por um “messias” político, um “salvador da pátria”
Desvalorização do Legislativo (o desprestígio de vereadores, deputados e senadores sempre é maior, por exemplo)
Visão corporativista dos interesses coletivos (os direitos sociais não são direitos de todos, mas de quem negocia melhor com o governo)
Os eleitores desprezam os políticos, mas continuam votando neles por benefícios pessoais
 
Questões centrais no atual debate sobre a CIDADANIA
Problemática do gênero (não apenas uma questão de feminismo, uma questão de inclusão social); do idoso, da criança,... Enfim, CIDADANIA E DIREITO A DIFERENÇA
Direitos das minorias que não são questões só das minorias: cotas?
Direitos universais? É necessário a busca da igualdade com respeito às diferenças