quinta-feira, 18 de outubro de 2012



O QUE É IDEOLOGIA?
Uma   definição   do   dicionário   Houaiss: “sistema   de   idéias (crenças,   tradições,   princípios   e   mitos)  interdependentes, sustentadas   por  um  grupo  social  de  qualquer  natureza  ou dimensão, as   quais   refletem, racionalizam   e   defendem  os
próprios  interesses  e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos”.
 
 "A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é  dar   aos   membros   de
uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção.

      Ideologia: um produto da...
A) História - produto do tempo
B) Sociedade - produto das classes
C) Cultura - produto da moral


HISTÓRIA - Ex.1: Como o Negro e a Mulher são vistosHistória do Brasil?

SOCIEDADE - Ex 2: Nordestinos, (I)migrantes no Brasil e no mundo?

CULTURA - Ex.3: Apedrejamento das mulheres, Aborto, Nulação de casamento no Brasil (até 2001)?


 A Ideologia pode ser:
- Política (Fascismo, Nazismo, Stalinismo etc)
- Econômica (Liberal, Neoliberal)
- Social (Estamentos, Classes, Castas)
- Cultural (os diversos tipos de etnocentrismos)
- Religiosa (Cristianismo, Judaísmo, Islamismo)
   Meios de transmissão das Ideologias
- Meios de Comunicação de Massa (TV, Jornais,
Revistas, Internet etc)
- Família
- Escola
- Igreja
- Estado

Tipos de Ideologia 

Ideologia Política

Ideologia Econômica 

Ideologia Cultural

Ideologia Social

Ideologia Religiosa 



PROPAGANDA IDEOLÓGICA

A propaganda ideológica busca quaisquer objetivos ligados à política, seja ela econômica, religiosa, social, etc. em função da conquista de adeptos à ideologia objetivada, para isto, mudando o pensamento do espectador.
Para a propaganda ideológica podemos citar as inúmeras propagandas do governo, que apresentam um fato, verídico ou não, em que a forma de exposição desse fato induz a população a formar uma determinada idéia, sempre dando uma visão parcial, camuflada da realidade. A eficiência de uma propaganda ideológica está ligada diretamente ao nível educacional e cultural da população, ou seja, quanto maior for esse nível, menor serão os efeitos de uma propaganda ideológica e vice-versa.

 Como romper com a ideologia dominante?
*Pensamento Filosófico: “Negar as aparências”
*Reflexão: Atitude crítica
*Romper com os dogmatismos;
*Romper com os pensamentos prontos.




3 comentários:

  1. É um grande exercício: negar as aparências. Mais complicado porque para entender que é só uma aparência - uma sombra da fogueira dentro da caverna, de Platão - tem de se estar armado, quase o tempo todo, com a armadura da crítica. Bom blog, amigo Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo José Adal, em minhas aulas procuro dar aos meus alunos instrumentos do pensar para que construam a sua armadura da crítica negando assim as aparências para que possam caminhar para luz.

      Excluir
  2. Desde quando mundo é mundo, a igreja catolica so vai aumentando graças as ideologia e propaganda religiosa e a midia em si, mas se perceberem bem algumas igrejas não so catolica pararam de ser a casa de Deus para poder ser um trabalho, assim fazendo uma ideologia negativa para as futuras gerações.

    ResponderExcluir