terça-feira, 17 de maio de 2011

AULA DE FILOSOFIA - CONHECIMENTO MÍTICO, CIÉNTIFICO E EMPÍRICO - 1º ANO

O Conhecimento mítico - É o saber que a pessoa recebe pela fé, pela confiança que tem alguma força ou pessoa superior a ela. Nele se fundamenta a religião . Aceitam-se as afirmações sem discuti-las ou questioná-las, pela crença no transmissor da mensagem.Esse conhecimento não requer maiores provas intelectuais e vai desde as ingênuas explicações ou simples esclarecimentos de um ministro religioso ou benzedor popular sobre os eventos particulares como por exemplo (a Aids é castigo de DEUS).

O Conhecimento empirico e o pensamento científico- É fruto do exercício espontâneo da inteligência. Baseia-se na experiência cotidiana.São conhecimentos imperfeitos, nem sempre objetivos, particularizados,prematuros.Po exemplo:os palpites populares sobre as condições meteorológicas;são conhecimentos empíricos,noções que não teve ser desprezadas, pois formam oprimeiro degrau da ciência

Quando o conhecimento empirico é substituido por conhecimentos certos, comprovados ou seja, verdades fundadas em princípios e causas que se aplicam a todos os casos e em qualquer tempo e em qualquer lugar, então chegamos a ciência ou pensamento científico.

EXERCÍCIO:
01 - Baseado nos estudos sobre Mitologia fale sobre o Mito nas civilizações antigas e o Mito na atualidade.

4 comentários:

  1. Como os mitos se referem a um tempo e um lugar extraordinário, bem como a deuses e processos sobrenaturais, têm sido considerados aspectos da religião.

    Porém, como sua natureza é integradora, o mito pode iluminar muitos aspectos da vida individual e cultural.

    ResponderExcluir
  2. Professor o mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura ou religião no casa a igreja é um mito nééh?

    ResponderExcluir
  3. mas ta claro que sendo uma historia tradicional o mito nao chega a ser algo comprovado cientificamente pese embora factos se relacionem

    ResponderExcluir