terça-feira, 18 de outubro de 2011

CIEP 310 E CERGS - 4º BIMESTRE - A FELICIDADE COMO QUESTÃO FILOSÓFICA

A FELICIDADE EM ARISTÓTELES E EPICURO
       Os vídeos que seguem abaixo, trazem como tema o debate filosófico sobre a questão da felicidade pelo olhar de dois filósofos: Aristóteles e Epicuro.
      O primeiro, Aristóteles, possuia a concepção de felicidade (eudemonismo), como uma doutrina moral segundo a qual o fim das ações humanas (individuais e coletivas) consiste na busca da felicidade através do exercício da virtude, a única a nos conduzir ao soberano bem, por conseguinte, à felicidade.
     O segundo, Epicuro, trilha por um outro caminho. Para ele a felicidade é o prazer resultante da satisfação dos desejos. Para isso é necessário a eliminação de certos desejos e a moderação de outros. Portanto, a felicidade se encontra na busca racional do que nos dá prazer. Para essa corrente filosófica, contentar-se com pouco seria o segredo do prazer e da felicidade. Pois quanto menos expectativa se cria, menos se decepciona, e um grande prazer pode advir das coisas mais simples como estar ao lado de um amigo. Gozar o prazer eventual de um banquete ou de um cargo elevado não é proibido, mas não deveria ser desejado sempre, pois, mais cedo ou mais tarde, viriam a insatisfação, o desprazer e a infelicidade.


SEJAM FELIZES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário