segunda-feira, 24 de outubro de 2011

INSTITUIÇÃO SOCIAL E CONTROLE

INSTITUIÇÕES SOCIAIS

         Podemos definir Instituição Social como um tipo de estrutura ou uma unidade de um sistema social governada, de um lado, por expectativas normativas, e formada, de outro, pela interação de uma pluralidade de pessoas que desempenham papéis  e, cada um a seu modo, assimilam, internalizam um conjunto de expectativas normativas específico.
Vamos analisar algumas das principais instituições sociais identificando nelas alguns termos funcionais. Possuímos como principais instituições:
1)Família
2)Igreja
3)Governo ou Estado
4)Trabalho



Família
Atitudes e comportamento – Afeição, amor, fidelidade, consideração.
Símbolos – Aliança, nome, brasão, bens de família.
Instrumentos ou aspectos utilitários – Local de residência, casa, móveis.
Expressão estatutária – Certidão de casamento, testamento, genealogia, costumes.

Igreja
Atitudes e comportamento – Respeito, fidelidade, crença, devoção
Símbolos – Cruz, ícone, relicário, altar, púlpito.
Instrumentos ou aspectos utilitários – Missa, culto, oração.
Expressão estatutária – Credo, doutrina, livros sagrados, cânticos.

Governo ou Estado
Atitudes e comportamento – Submissão, espírito de cooperação, crença, obediência.
Símbolos – Bandeira, selo, emblema, hino nacional.
Instrumentos ou aspectos utilitários – Edifícios, logradouros, obras públicas.
Expressão estatutária – Constituição, tratados, leis, decretos.

Trabalho
Atitudes e comportamento – Valor profissional, economia, esforço coletivo, lealdade.
Símbolos – Marca registrada, crachá, logotipo.
Instrumentos ou aspectos utilitários – Loja, fábrica, escritórios.
Expressão estatutária – Contratos, licenças, franquias, estatutos.



Grupo Social e Instituição Social são realidade distintas ou são iguais?
É interessante estabelecer uma diferença entre Grupo Social e Instituição Social. O primeiro é um conjunto de indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo. O segundo se baseia em regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos.

As instituições são interdependentes?
Sim, são. Para ficar bem claro esta interdependência vou exemplificá-la. A família que é uma das instituições mais antigas do mundo, passou por vários processos de mudanças, que, acabaram por modificar alguns aspectos em outras instituições. A relação entre homem e mulher na família antiga era de extrema obediência da mulher diante de seu marido. Na época, eram poucas as mulheres  que trabalhavam, portanto dependiam economicamente de seus maridos. Os movimentos feministas que lutaram por direitos iguais ao longo de décadas, através de manifestações e passeatas conseguiram mudar este panorama que era extremamente machista e típico de sociedades patriarcais. A independência feminina acabou contribuindo para o aumento das separações, sendo assim, diante desta nova realidade a justiça ou o sistema judiciário que também é uma instituição, foi obrigada a mudar algumas leis sobre o casamento que também é uma instituição. Ficou instituído então o divórcio na Legislação Brasileira. Vimos então a relação direta de algumas instituições como a Família, Sistema Judiciário e Casamento.

FAMÍLIA
Podemos definir família como grupo primário de forte influência na formação do indivíduo. É o primeiro núcleo de socialização no qual os indivíduos convivem. A estrutura da família pode variar em alguns aspectos no tempo e no espaço. Esta variação pode se referir ao nº e a forma de casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares.
QUANTO AO Nº DE CÔNJUGES
Família Monogâmica - é aquela em que a pessoa tem apenas um cônjuge, quer essa relação seja estabelecida por uma aliança indissolúvel, quer se admita o divórcio.
Família Poligâmica - é aquela em que a pessoa pode ter dois ou mais cônjuges. O casamento de uma mulher com dois ou mais homens dá-se o nome de Poliandria.
FORMAS DE CASAMENTO
Endogamia - é o casamento permitido somente dentro do mesmo grupo, da mesma tribo.
Exogamia - é o casamento encontrado na maioria das sociedades modernas, trata-se da união com alguém fora do grupo ao qual pertence.
Homossexual - é a união conjugal entre pessoas do mesmo sexo.
TIPOS DE FAMÍLIA
Conjugal ou nuclear - composta pelo marido, mulher e os filhos.
Consanguínea ou extensa - engloba além do casal e filhos, outros parentes, como avós, netos, genros, noras, sobrinhos, tios e primos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DA FAMÍLIA
Função sexual ou reprodutiva - garante a satisfação dos impulsos sexuais dos cônjuges e perpetua a espécie humana com a geração de filhos.
Função econômica - aquela que assegura os meios de subsistência e bem-estar de seus integrantes.
Função educacional - responsável pela transmissão dos valores e padrões culturais da sociedade.

BIBLIOGRAFIA:Scuro Neto, Pedro - Sociologia ativa e didática : um convite ao estudo da ciência do mundo moderno/Pedro Scuro Neto. _ São Paulo : Saraiva, 2004.
Oliveira, Pérsio Santos de - Introdução à Sociologia : São Paulo - Editora Ática, 2010.

Um comentário:

  1. Aew professor po sei que não tem nada haver com a sua postagem ai ... Mais eu sou o Lucas da 2001 agente se viu na segunda primeiro dia de aula rio grande do sul po add msn ae prof tibold_vr@hotmail.com

    Valeu curti ae seu Blog cara tamo Junto ...

    Ou relembrando kkkkk' bebe Água Mineral '

    ResponderExcluir