No início do
Século XX, a concentração da população Européia nos grandes centros urbanos, a
generalização do ensino e o desenvolvimento exponencial dos meios de
comunicação fizeram surgir uma nova cultura: a cultura de massas.A cultura de
massas, como o próprio nome indica, é uma cultura que pela sua simplicidade é
acessível a toda a população.Amplamente difundida pelos mass media(meios de
comunicação de massa), é típica das sociedades industriais do século XX. Sendo
assim, a cultura tornou-se num bem industrial, seguindo um meio de produção
estandardizada, o que provocou o consumo maciço dos bens culturais. Pelo seu
sucesso, influenciaram e transmitiam valores e modos de estar que se impuseram
como padrões culturais.
Os meios de
comunicação foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista
tal e qual como a conhecemos hoje.Dos meios de comunicação mais importantes
podemos destacar a Rádio, o cinema e a imprensa que apesar de não terem sido
criados no século XX, a sua maior evolução verificou-se, na primeira metade
deste século, principalmente após a primeira guerra mundial. Mais tarde na
segunda metade deste século surge a televisão e décadas depois a Internet.A
melhoria das condições econômicas e a difusão do ensino criaram condições
propícias para o desenvolvimento da imprensa. Desta forma, a imprensa tornou-se
acessível, utilizava frases curtas, um vocabulário simples e tornou-se
substancialmente mais barata. O livro deixou de ser um símbolo das elites,
democratizou-se tornando-se produto de consumo corrente e popular.
Dentro desta
linguagem simples, surgiram novos gêneros literários: o Romance cor-de-rosa
(com grandes histórias de amor, sempre com um final feliz) e a Banda Desenhada
(cujo os protagonistas vivem grandes aventuras em prol do mundo e da
sociedade).Os jornais também sofreram alterações. Para atraírem leitores,
encheram as suas páginas de histórias sensacionalistas, de títulos mirabolantes
e de fotografias chocantes. Começaram a surgir, também, as páginas dedicadas ao
desporto e as páginas “cor-de-rosa” (dedicadas especialmente ao público
feminino). A par dos jornais generalistas, começaram a surgir as revistas
temáticas. Estas, rapidamente passaram a ser rotina dos leitores de classe
média.Os meios de comunicação serviram não só para entretenimento, informação,
mas com eles surgiram também, conceitos completamente novos e ousados, como é o
caso da publicidade e de propaganda política.
Os media foram os
maiores impulsionadores da sociedade capitalista e do consumo em massa. Estes,
através de campanhas publicitárias induziam a população a adquirem determinados
produtos, muitas vezes supérfluos ou mesmo inúteis.A outra inovação criada
pelos media foi a propaganda política. Os dirigentes serviam-se dos meios de
comunicação, para convencer e manipular a opinião pública.Desta forma temos que
considerar que os meios de comunicação social tiveram uma cota parte na
implantação dos regimes totalitários na Europa vicentista, na implementação de
novos estilos de vida, novos hábitos, novos valores, na massificação da vida
pública e sobretudo consolidaram a sociedade de consumo em que hoje vivemos.Com
a enorme adesão do público surgiu a guerra das audiências e das vendas. Os
jornais caíram no sensacionalismo, na exploração do sentimento como uma técnica
de vendas. Começaram a proliferar títulos sem o mínimo nexo e cujo o único
objetivo é obter o máximo lucro independentemente da forma como este possa ser
obtido. Tinha-se subvertido o papel da imprensa e do jornalismo, o seu objetivo
já não era informar era entreter, vender. Passou-se de uma sociedade do ser, em
que ser humano era considerado pelas suas capacidades e virtudes, para uma
sociedade do ter, do poder, onde o capital é rei e senhor.
professor esses tipo literarios "cor-de-rosa" e "Banda Desenhada" ainda existem ? ou eles só não tem muito destaque hoje em dia?
ResponderExcluirby:saulo 3002