segunda-feira, 1 de agosto de 2011

3º BIMESTRE - 3º ANO SOCIOLOGIA - CIEP 310 E CERGS - AULA SOBRE DEMOCRACIA

DEMOCRACIA
Teoria Clássica ou Aristotélica
Nessa teoria, a Democracia é tida como governo do povo.

Se diferencia da Monarquia, como governo de um só.

E da Aristocracia, como governo de poucos.

Teoria Medieval

De origem romana.
Apoiada na soberania popular;
Derivando do povo e se tornando representativo;
Uma forma ascendente de poder.

Teoria Moderna ou Teoria de Maquiavel

“todos os Estados, todos os domínios que tiveram e têm império sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados”. Maquiavel.

Segundo essa teoria, há apenas duas formas de governo: a Monarquia e a República.

Democracia e Liberalismo

A discussão em torno da democracia se foi desenvolvendo principalmente através de um  confronto com as doutrinas políticas dominantes no século XIX, o Liberalismo de um lado e o socialismo de outro.

Democracia e Socialismo

No socialismo, em suas diferentes versões, o ideal democrático é um elemento integrante e necessário, mas não constitutivo.

Integrante
– Pois uma das metas do socialismo foi o reforço da base popular do estado.

Necessária
-Porque sem esse reforço não seria jamais alcançada aquela profunda transformação da sociedade que os socialistas das diversas correntes sempre tiveram como perspectiva.
Porém não constitutivo do socialismo

-Porque a essência do socialismo sempre foi a idéia da revolução das relações econômicas e não apenas das relações políticas da emancipação social.
Democracia e elitismo

-As criticas do liberalismo à Democracia Direta e do socialismo à Democracia Representativa, são baseadas em pressupostos ideológicos
Formulou-se uma crítica à democracia entendida exatamente em seu sentido tradicional de doutrina da soberania popular.  Essa crítica pretendeu fundar-se exclusivamente sobre a observação dos fatos, uma crítica não ideológica, mas científica.


-Alguns autores afirmam que, “a soberania popular é um ideal-limite e jamais correspondeu ou poderá corresponder a uma realidade de fato, porque em qualquer regime, qualquer que seja a fórmula política sob aqual os governantes e seus ideólogos o representem, é sempre uma minoria de pessoas, a classe política, aquela que detém o poder efetivo.
Democracia Formal e Democracia Substancial.

-Na linguagem política contemporânea, outro significado de Democracia que compreende formas de regime político.
Regimes

-O que se tem em comum é que Democracia perfeita, que até agora não foi realizada em nenhuma parte do mundo, sendo utópica, deveria ser simultaneamente formal e substancial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário