domingo, 21 de agosto de 2011

CERGS - TURMAS 2001 E 2002 - 3º BIMESTRE - FILOSOFIA - (1ª PARTE) AULA SOBRE AS VÁRIAS FORMAS DO CONHECIMENTO.


AS VÁRIAS FORMAS DO CONHECIMENTO HUMANO NA FILOSOFIA (1ª PARTE)

Epistemologia = Conhecimento Humano
O conhecimento humano é fruto da interação entre o sujeito e o objeto.
Concreto o que construímos a partir da experiência sensível, pontual, particular  ( um ser humano, um gato,  uma fruta, etc.).
abstrato o conhecimento mais distante do da realidade concreta, o qual diz respeito a elaboração de conceitos mais gerais e universais tais como humanidade, justiça.
TIPOS DE CONHECIMENTO
O SENSO COMUM é um conhecimento espontâneo,
O CONHECIMENTO RELIGIOSO é voltado para o sagrado.
O CONHECIMENTO FILOSÓFICO  é um conhecimento totalizante e lógico, revela sua beleza e dramaticidade.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO        ( Ciências da natureza) é essencialmente experimental.
RACIONALIDADE E NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA  o conhecimento científico tem a neutralidade absoluta e por nada é afetado, assemelha-se a uma fortaleza hermética e inexpugnável, quase sagrada.

PLATÃO E A FUNDAÇÃO DA METAFÍSICA
Metafísica – Refere-se aquilo que está, além da física que a transcende.
Segundo Platão a primeira navegação, ( filosofia naturalista)  entregue somente, à força e influência  da   física e  de  seus  elementos ( terra, água, fogo, ar, etc,), mostrou-se  ineficaz
para explicar a complexidade não só do universo humano, mas também de muitos aspectos do mundo real. Sendo assim ele se julga responsável pela nova empreitada que abriria ao ocidente uma nova dimensão a metafísica. Com a proposta de descobrir as verdadeiras causas do real, além das causas físicas ( O ser inteligível).
A TEORIA DAS IDÉIAS
Para Platão as idéias que estão no hiperurânio (mundo das idéias, ideal, inteligível) são os verdadeiros e supremos paradigmas e causas do mundo sensível (o mundo das cópias imperfeitas, das sombras de tudo que existe no mundo inteligível) abandonando esse conhecimento imperfeito temos mais chances de alcançar o conhecimento perfeito. (hiperurânio).
CONCEPÇÃO DUALISTA DE HOMEM
            O ser humano é constituido de corpo e alma, e o primeiro é uma espécie de cárcere da segunda, que é eterna e pode ser compreendida a partir de três aspectos básicos: concupiscível ( cobiça,apetite sexual excessivo); o irascível ( cólera , desejo de vingança) e o racional ( razão).
Esse contexto dualista deixaria uma missão para o homem, de aperfeiçoar a alma, valorizando seu aspecto racional, para se ver livre das amarras do corpo.

 O CONHECIMENTO COMO LEMBRANÇA E SEUS GRAUS: A OPINIÃO E A CIÊNCIA
Reminiscência e anamnse  – o esforço humano para lembrar das coisas do mundo ideal, como Platão designa o processo de conhecimento.
 Doxa – conhecimento imperfeito, próprio mundo sensível, as meras opiniões.
 Episteme – a ciência do conhecimento pela excelência, o conhecimento ideal.
Para Platão os homens tiveram em um dado momento, como morador do mundo das idéias. No entanto quando encarnadas as almas se tornam prisioneiras do corpo. Assim toda busca pelo conhecimento nada mais é do que o esforço para lembrar daquilo que outrora conhecemos, e passar assim da doxa para a episteme. ( teoria da reminiscência).

ARISTÓTELES E O REALISMO
Enquanto Platão considerava o processo de conhecimento um conjunto de eventos da alma, Aritóteles os vê como elementos indispensáveis a esse processo. Com os dados que aprendemos por meio do sentido e guardamos em nossa memória, damos o primeiro passo ao conhecimento.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Aristóteles dividiu as ciências em: teoréticas são os que buscam o conhecimento pelo conhecimento, não implica transformação de objetos,  essencilmente reflexivo; prático tem como finalidade a perfeição ético-política, tem como agente, causa e finalidade no próprio homem e sua vontade racional e a poiéticas referem-se ao engenho humano, à capacidade humana de fabricar e transformar.
SUBSTÂNCIA, ESSÊNCIA E ACIDENTE
Substância é uma categoria imprencindível para existencia de todas as coisas. Essência é o que não é desacartável, sem o qual as coisas perderiam sua identidade. Já acidente pode estar ou não presente, que a identidade das coisas não se altera.
EX: Na substância do ser humano, a racionalidade é essencial, mas a magreza é acidental.

HILAMORFISMO OU TEORIA DA MATÉRIA E FORMA
Hilaformismo é uma teoria segundo a qual todos os corpos do universo são compostos por dois princípios distintos, porém complementares: a matéria e a forma.
Sem matéria, não há realidade sensível.

TEORIA DO ATO E POTÊNCIA
Há relação entre as teorias do ato e potência e da matéria e forma.
EX: Uma folha lisa de papel é em potencial, um barquinho, pois se tornará um quando receber a forma de barco pelas mãos de alguém.

ATO PURO, PRIMEIRO MOTOR, DEUS
            Tudo o que existe contém, como vimos, ato e potência. Um dia não existiu e precisou que algo o movesse para sua existência. Ex: Este computador em que digito este texto tem, como tudo, ato e potência, um dia não existiu, precisou dos técnicos para isso, que um dia não existiu e precisou de seus pais para isso, e daí por diante.

AS QUATRO CAUSAS
 O filósofo não aponta uma, mas quatro causas para todas as coisas existirem:
 Causa material
Diz respeito a matéria que compõe alguma coisa
Causa eficiente
Diz respeito a quem ou o que, efetivamente proporcionou o movimento que fez com que a coisa acontecesse.
Causa formal
Diz respeito à forma da coisa, aquilo que a identifica.
Causa final
Diz respeito a finalidade última da coisa.

FÍSICA E ASTRONOMIA
O movimento é a passagem da potência para o ato.
Exemplos
Substância
Geração e corrupção
Quando um ser nasce ( geração) Quando morre ( corrupção).

COMPOSIÇÃO DOS CORPOS
Segundo Aristóteles os corpos de nosso mundo são compostosde água, terra, água, fogo e ar. Os corpos celestes são compostos por éter.

O GEOCENTRISMO ARISTÓTELICO
A teoria geocentrica também chamada de teoria aristotélicoptolomaica, por ter sido elaborada por Cláudio Ptolomeu, astrônomo e geógrafo grego do século II com base nas idéias de Aristóteles. Essa teoria diz que a Terra e imóvel e a seu redor gira todo o restante do universo.
A concepção aristotélica de universo marcou de maneira decisiva o ocidente, foi assimilada por outros pensadores e perdurou até o século XVII, quando assumindo as teses copernicanas, Galileu Galilei consegui derrubar o geogentrismo aristotélico.

A FORMAÇÃO DO HOMEM DE FÉ
Tanto a Patrística ( é uma síntese entre a filosofia clássica e a religião cristã desenvolvida pelos chamados Padres da Igreja) quanto a Escolática foram filosofar na fé. Santo Agostinho, representante ilustre da Patrística. É necessário crer para entender e entender para crer, para o filósofo cristão, a filosofia é apenas um
instrumento voltado para compreensão das verdades de fé.
A diferença entre Platão e Agostinho está no fato  de que o primeiro considera o conhecimento da verdade como uma lembrança de conteúdos passados enquanto que o segundo a considera uma luz eterna que procede de Deus possibilitando o conhecimento de verdades eternas

ESCOLÁSTICA
Escolástica designa as reflexões que foram desenvolvidas nas escolas medievais, com o objetivo de usar a filosofia como instrumento de estruturação da teologia cristã).
Os temas básicos estavam ligados as questões concernentes a Deus e a religião, bem como nas questões metafísicas ligadas principalmente à filosofia aristotélica.

Copérnico, Galileu, Newton, Descartes e Bacon lideram a constituição do novo paradigama. O homem abandonou aos poucos, a explicação de caráter religioso, que tomavam conta de seu imaginário e buscou a constituição de uma racionalidade autônoma.

NICOLAU COPÉRNICO
FUNDADOR DA ASTRONOMIA MODERNA
             Não participou do movimento chamado Revolução Científica. Sua teoria heliocêntrica, o sol como centro do universo) pos em apuros o geocentrismo aristotélico-ptolomaico fornencendo subsídios para derrubarem os paradgmas medievais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário