segunda-feira, 19 de março de 2012

CERGS E CIEP 310 - 3 º ANO - QUESTÃO SOBRE MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA



1 - Com relação ao Movimento Hippie, que nasceu nos  Estados Unidos e  que teve grande projeção na década de 1960, assinale o que for correto.             

01) O Festival  de Woodstock, realizado   em 1969, configura-se  em  um  dos momentos de maior destaque dentro do Movimento Hippie.
02) Os militantes do Movimento  Hippie combatiam, sob todos  os aspectos, o uso de drogas e sua disseminação na sociedade norte-americana.
04) O combate à segregação racial e a constante ação militar norte-americana contra   países   do   terceiro   mundo   foram   bandeiras   encampadas  pelos integrantes do Movimento Hippie.
08) A   expressão  "Faça Amor, Não Faça a Guerra" se  constituiu  em  uma das palavras de ordem do Movimento Hippie.
16) A luta contra as injustiças e desigualdades da sociedade norte-americana constituíram-se em motivos para o aparecimento do Movimento Hippie.

RESPOSTA: 01+04+08+16=29  SOMA DAS ALTERNATIVAS CORRETAS =29

 2 - Nas sociedades contemporâneas, encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles. Por exemplo, na década de 1950, os Estados Unidos conheceram a beat Generation (geração beat), que contestava o otimismo consumista do pós-guerra norte americano, a ingenuidade que os filmes de Hollywood apregoavam, o anticomunismo generalizado e a falta de um pensamento crítico. Esse movimento foi chamado de:
a) Marginalidade cultural.
b) Contracultura.
c) Retardamento cultural.
d) Padrão cultural.
e) Subcultura. 

RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
O movimento de contracultura que iniciou-se com a geração beat, mais tarde ficou conhecido com "Hippie". Tiveram grande influência entre as décadas de 50,60 e início de 70, a partir daí, o movimento perdeu sua força. Mas até hoje podemos identificar algumas influências deste movimento na moda, música e em alguns aspectos ideológicos onde se defende o meio ambiente, o fim das guerras e uma sociedade mais igualitária.

2 comentários: