1 - Estética é a parte da Filosofia que procura investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é:
a) A ênfase no fator utilidade, aplicação;
b) O produto de condicionamentos históricos ou ideológicos;
c) A ênfase no fator beleza;
d) A percepção social pelo público;
e) A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana.
RESPOSTA - Alternativa (e)
Justificativa:
Considerando que a pergunta trata da arte como a capacidade de expressar sentimentos humanos, lógico a alternativa que melhor expressa seu valor essencial é que destaca a capacidade de transmissão do artista de expor em suas obras os sentimentos da natureza humana.
2 - Platão era um idealista?
a) Sim, um dos pais do idealismo.
b) Não, sua filosofia era concreta e pura.
c) Não, Platão era contra o idealismo.
RESPOSTA - Alternativa (a)
Justificativa:
A teoria das ideias é provavelmente a pioneira nas concepções filosóficas idealistas. Onde está o ser para Platão? Está além do mundo, da realidade. Os objetos, as coisas, são percepcionados pelos nossos sentidos, mas são cópia imperfeitas das ideias puras. A realidade verdadeira, para o filósofo, está no mundo das ideias, e o acesso acontece somente pela razão.
3 - Para Aristóteles a influência da tragédia, na arte, sobre as pessoas era praticamente nenhuma?
a) Praticamente nehuma.
b) Não, ele reconhecia a influência forte.
RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
Ele se ocupou do assunto e estudou os efeitos. Foi assim que elaborou o conceito de cathársis (purificação das paixões)
4 - Aristóteles menosprezou a imitação que existe na arte?
a) Sim, pois denominou isso como lixo.
b) Não. Inclusive pensou que isso seria uma recriação da vida.
c) O filósofo nunca tratou deste assunto.
RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
Por suas considerações em torno da poesia, mostrou o quanto a imitação (mimesis) é importante. Para ele, uma recriação da vida: a tragédia imita a vida.
5 - Aristóteles distinguiu as artes úteis das artes de imitação?
a) Não, pois para ele eram a mesma coisa.
b) Sim, pois admitia as diferenças e procurou mostrar quais eram.
RESPOSTA - Alternativa (b)
Justificativa:
As artes da imitação mostram o dinamismo criador do homem. Este completa a obra da natureza. O homem assimila pela ideia o que está na natureza, aquilo que apenas se anuncia de modo latente.
6 - "GOSTO NÃO SE DISCUTE." O que você acha que opinariam sobre essa máxima uma pessoa que sustente uma posição idealista e outra que defende uma concepção empirista a respeito de beleza? Estariam de acordo com a frase? Por quê?
RESPOSTA:
Tanto os idealistas como os empiristas estariam em desacordo. O idealista diria que "gosto se discute, sim" , pois concebe que a beleza é algo que existe em si mesmo, como ideia: a ideia de beleza que trazemos guardada em nossa alma, conforme entendia Platão. Para o empirista, porém, o conceito de beleza se formaria pela experiência concreta, sensível de cada um. Então, o empirista tenderia a considerar, como fez Hume, que gosto é formado em grande parte pela cultura em que vive cada pessoa, sendo, portanto, subjetivo.
7 - Baseando-se o conceito de Susanne Langer, identifique o que faltaria às realizações técnicas para serem consideradas realizações artísticas. Justifique.
RESPOSTA:
Faltaria a pretensão de expressar o sentimento ou a experiência interior do artista, já que as realizações técnicas têm como função principal a utilidade. São obras úteis, sem preocupações expressivas, muito embora possam ser belas.
8 - Comente esta afirmação de Lukãcs: "O artista vive em sociedade e - queira ou não - existe uma influência recíproca entre ele e a sociedade."
RESPOSTA:
A frase reflete a ideia de que a arte é um fenômeno social, no sentido de que o artista, como ser histórico, é afetado por seu meio e, por intermédio da obra de arte, se manifesta sua maneira de sentir o mundo em que vive, as alegrias e as angústias, os problemas e as esperanças de seu momento histórico.
9 - Dos filósofos citados abaixo, qual deles vai associar o belo ao útil?
a) David Hume
b) Platão
c) Susanne Langer
d) Aristóteles
e) Sócrates
RESPOSTA - Alternativa (e)
Justificativa:
É Sócrates que inaugura um tipo de estética funcional e utilitária onde, um objeto só é belo quando se adapta e cumpre a sua função.
10 - Por que, tradicionalmente, a estética está ligada à questão do belo?
a) Porque o uso da palavra estética, seja no cotidiano, seja em filosofia da arte, desde a Grécia Antiga, implica um único valor: a beleza.
b) Devido a utilização da palavra estética nas clínicas que cuidam da beleza.
c) Devido a relação da Estética com funções morais, sociais e políticas.
d) Porque o uso da palavra Estética originária da Grécia significa"belus".
RESPOSTA - Alternativa (a)
Justificativa:
Porque desde a Grécia Antiga o termo Estética sempre significou um campo filosófico que se preocupa com a questão da beleza.
11 - Explique o efeito da Catarse na arte.
RESPOSTA:
O efeito da Catarse se encontra em Aristóteles. Ele afirmava que ao visualizar uma obra de arte ela causaria uma purificação dos sentimentos ruins. Podemos afirmar a existência de uma função moral e social na arte a partir do momento em que ela purifica nossas emoções.
Obrigado pela disposição no blog professor, assim que tiver mais material disponível, se possível, poste para nós.
ResponderExcluirGustavo Groetaers Alfena
Parabéns! muito bom o material.
ResponderExcluirParabéns! muito bom o material.
ResponderExcluirÓtimo conteúdo. Adorei. Parabéns
ResponderExcluirÓtimo conteúdo é justamente isso que procurava
ResponderExcluirMaravilhoso o material.
ResponderExcluirisso é exatamente igual a minha atividade
ResponderExcluirkkk so copiei
Obrigada era o q eu estava procurando
ResponderExcluirNesta Pandemia, estas questões têm ajudado sempre. Obrigado
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