sexta-feira, 16 de março de 2012

CIEP 310 E CERGS - ASSUNTO TESTE DE SOCIOLOGIA - TROCAS CULTURAIS E CULTURAS HÍBRIDAS


CULTURA HÍBRIDA



 O termo “Culturas Híbridas” pode ser definido como um rompimento entre as barreiras que separa o que é tradicional e o que é moderno, entre o culto, o popular e o massivo. Em outras palavras, culturas híbridas consiste na miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno.
Baseado neste conceito é correto afirmar que, no mundo atual vivemos rodeado por tecnologias de informação e que a todo momento somos invadidos por situações e informações dos mais diversos lugares do globo terrestre, estabelecendo relações culturais. As pessoas passaram a ter contato com situações e culturas diferentes. As trocas culturais efetivadas a partir de então ampliaram as referências para avaliar o passado, o presente e o futuro. O mundo não era mais apenas o local em que um grupo vivia. Tornou-se muito mais amplo, assim como as possibilidades culturais. A cultura nacional passou a ter determinada constituição e os valores e bens culturais de vários povos ou países cruzaram-se, com a consequente ampliação das influências recíprocas.
Estas trocas culturais, atualmente são intensas. E os contatos individuais e sociais passaram a não ter um, mas múltiplos pontos de origem. Elementos de culturas antes pouco conhecidas aparecem com força em muitos lugares, ao mesmo tempo. As expressões culturais do países centrais, como Estados Unidos e algumas nações da Europa, proliferaram em todo mundo.
As culturas de países distantes ou próximos se mesclam a essas expressões, construindo culturas híbridas que não podem ser mais caracterizadas como de um país, mas como parte de uma imensa cultura mundial.
Portanto, fica o questionamento, até que ponto é possível afirmar que há uma cultura "pura"?

2 comentários:

  1. A minha resposta...

    A "informação" já nao tarde mais, portanto a acessibilidade, há muito conquistada, se torna, em certo ponto, a vilã dos patriótas.
    Pois por meio dela que conhecemos outras culturas.
    E fica claro que nao podemos afirmar que haja uma "cultura pura".
    Mas isso nao vai ter um embasamento em posições somente "informatizadas e futurísticas".
    Pois há muito já temos imposição de culturas em nossas vidas.

    Pense!
    Um idioma não é formado unicamente por um segmento linguístico. Há que existir um embase nisto, em algo já existente.
    Certo?

    Pense mais um pouco!
    Nosso vestuário? Se ele fosse puro estaríamos desfilando pela rua todo pintado, e de tanguinha, certo? Como faziam os nossos primeiros?
    Certo?

    E pensando um pouco mais....
    Te deixo a seguinte pergunta:
    Os grandes estão no topo dessa cadeia "alimentar cultural", (ou seja, eles nos forçam a emglobar suas culturas), e seríamos nós os fracos? Os sem cultura?
    Ou, simplesmente, uma civilização INFLUENCIÁVEL e vinda de uma MATRIZ FRACA E MASSACRADA PELOS GRANDES?

    PENSE!

    Estamos sempre a caminho do desenvolvimento,
    A caminho pra sustentabilidade,
    E será que estamos também caminhando (apesar dos nossos nada bons 500 e poucos anos de existências) para a formação de uma cultura segura e estável?

    Acho que não!
    A globalização, e a subida de países cada vez mais ao topo, faz com que cada vez mais usemos suas culturas.
    E acabamos, por vezes, confudindo o nosso pelo deles.
    E já é cada vez mais comum, encontrarmos outdoors por todos os lados cheios de palavras em "inglês", e outras. E mais, nossa pronuncia muda. Podemos perceber coisas imperceptiveis quando paramos pra analisar um algo "sociólogo".
    Exemplo, nao pronunciamos "I-Fone".., e sim "Ai-Phone".

    Portanto, bons brasileiros que somos! Enquanto isso, pergunte a um Americano, patrióta que só vendo, se ele sabe de verdade o que é um SAMBA DE GAFIEIRA! NÃO!

    EM BASE NISSO, NÃO ACREDITO QUE SE POSSA CULPAR A INFORMATIZAÇÃO MUNDIAL, NEM MESMO UMA GLOBALIZAÇÃO, E SIM A CAÇA PREDATÓRIA REALIZADA POR MUITOS PAÍSES, EM BUSCA DE UMA DISCEMINAÇÃO DE SUAS CULTURAS EM PAÍSES COMO O NOSSO.

    E CULPARÍAMOS TAMBÉM A FALTA DE NACIONALISMO. CARACTERÍSTICA MARCANTE DA CULTURA BRASILEIRA.

    Erick Alves de Oliveira, 3003 CIEP"!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA A SUA ARGUMENTAÇÃO. SOU GRATO A SUA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE PELA MATÉRIA. VEJO EM SEU COMENTÁRIO UMA POSTURA CRÍTICA E LIBERAL EM RELAÇÃO AQUELES QUE TOMAM POSIÇÕES CONSERVADORAS NO MUNDO ATUAL. QUE BOM PODERMOS INTERAGIR SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA VIA INTERNET.COISAS PROPORCIONADAS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. PENA QUE UMA BOA PARCELA DE NOSSA SOCIEDADE NÃO USE ESTA EXTRAORDINÁRIA FERRAMENTA PARA OBTENÇÃO DO SABER.

    ResponderExcluir